O que é um sensor de temperatura?
A temperatura é uma quantidade física fundamental, e praticamente todos os processosnanatureza estão intimamente relacionados a ela. Os sensores de temperatura estão entre os tipos de sensores mais antigos desenvolvidos e amplamente utilizados. Sua participação de mercado excede em muito a de outras categorias de sensores.
O uso da temperatura para medição remonta ao início do século XVII. Com o avanço da tecnologia de semicondutores, este século testemunhou o desenvolvimento de sensores de termopar semicondutores, sensores de temperatura de junção PN e sensores de temperatura integrados. Correspondentemente, com basenos princípios da onda-Interações da matéria, sensores de temperatura acústica, sensores infravermelhos e sensores de microondas também foram desenvolvidos.
Quando dois condutores feitos de diferentes materiais são unidos em um ponto e essa junção é aquecida, uma força eletromotiva (tensão) é gerado entre as extremidades sem aquecimento dos condutores. A magnitude dessa diferença de tensão depende da temperatura dos pontos de medição sem aquecimento e dos materiais dos dois condutores. Esse fenômeno pode ocorrer em uma ampla faixa de temperatura. Ao medir com precisão essa diferença de tensão e conhecer a temperatura ambientenas extremidades sem aquecimento, a temperaturana junção aquecida pode ser determinada com precisão. Como esse efeito requer dois materiais de condução diferentes, é chamado de "termopar". Os termopares feitos de diferentes combinações de materiais são adequados para diferentes faixas de temperatura e exibem sensibilidades variadas.
A sensibilidade de um termopar refere -se à mudançana tensão de saída por 1°C mudana temperaturana junção aquecida. Para a maioria dos metal-Termopares baseados, esse valornormalmente varia entre 5 a 40 microvolts por °C. Os sensores de termopar têm suas próprias vantagens e limitações. Eles geralmente têm sensibilidade relativamente baixa e são suscetíveis à interferência dos sinais ambientais e à deriva da temperaturanos pré -amplificadores, tornando -os menos adequados para medir pequenas mudanças de temperatura. No entanto, como a sensibilidade dos sensores de termopar é independente da espessura dos materiais utilizados, materiais extremamente finos podem ser empregados para criar sensores de temperatura. Além disso, os metais usados em termopares possuem excelente ductilidade, permitindo essa temperatura delicada-Sentindo elementos para obter velocidades de resposta extremamente rápidas, tornando -os capazes de medir os processos de mudança rápida.
Entre a grande variedade de sensores disponíveis, os sensores de temperatura estão entre os mais usados. Os sensores modernos de temperatura são projetados para serem extremamente compactos, o que expandiu ainda mais suas aplicações em vários campos de produção industrial e trouxe inúmeras conveniências e funcionalidades paranossas vidas diárias.
Anterior: O que é um termistor?
Próximo: Não mais